sábado, 10 de dezembro de 2011

Sapatos inadequados podem render multas a motociclistas

Código de Trânsito não permite utilização de calçados com salto alto.
Quem infringir a lei está sujeito a multa de R$ 85,13 mais 4 pontos na CNH.

Atualizado em 09/12/2011 10h30
Do G1 PR

O número de mulheres que optam pelas motocicletas como meio de locomoção é crescente. Entretanto, o estilo de se vestir pode gerar multas. De acordo com o Código de Trânsito brasileiro é proibido pilotar motos com chinelos, sandálias que não ficam presas aos pés, especialmente, ao calcanhar, e calçados de salto alto. A mulher, que for flagrada, pode ser multada em R$ 85,13 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A operadora de telemarketing, Marisa Schimitez, foi multada porque dirigiu com uma rasteirinha. Mas o calçado estava de acordo com as leis de trânsito porque é fixo ao calcanhar. “Como o agente de trânsito não para você para dizer que você está dirigindo com calçado inapropriado, se a calça tampar, ninguém vai ver que o calçado fixa perfeitamente sem comprometer o uso dos pedais”, afirmou Schimitez que recorreu da multa junto a Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel (Cetrans), no oeste do Paraná.

Diante da dúvida, se o sapato é ou não permitido pela legislação, os agentes de trânsito são orientados a não emitir a multa. Segundo Adão Kaliskievich, diretor da Cetrans, tanto os agentes de trânsito como os policiais militares só emitem a notificação quando têm certeza que há infração.

Para os homens, é mais fácil. Tênis, sapatos fechados e as sandálias presas no calcanhar estão liberados.

5 comentários:

  1. Independentemente da multa ou dos pontos na carteira o calçado adequado para pilotar moto é a bota. E, de preferência, com reforço de metal no bico, nos calcanhares e tornozelos. Se possível, ainda, que seja daquelas que tem uma armação de metal que impede que o pé seja torcido.
    Gente, alguém já viu no local de um acidente os sapatos das vítimas? É a primeira coisa a voar pelos ares!
    Bota, bota e bota. Independente do que está no Código de Trânsito ou do que pensa o engenheiro ou o guarda.
    Proteja sua vida e seu corpo! Isso é mais importante do que pontos ou valor da multa.
    Mas para os que não querem fazer o melhor por si mesmos... bom, nem venha reclamar quando perder um pedaço do pé, né? Problema de cada um! Eu só desejo que não tenha que pagar uma multa também.
    Pilotar de rasteirinha??? Faça-me o favor!!!
    []s,
    Jacqueline

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  2. A minha moto é grande para a minha altura, e manobro muito melhor de salto. Porque fica mais firme nas paradas, evitando que a moto vire com o peso dela por cima da minha perna. Não vejo motivos para multar pessoas que usam salto, desde que ele seja firme e não prejudique no manuseio das marchas e freio...

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  3. Olá meninas!!!

    Nada como um assunto feminino para as mulheres se manifestarem!
    Existem saltos e saltos. Concordo com a Jacqueline quando falamos de segurança, mas assim como a Tati, um salto nos dá um certo tido de sgurança em cima da moto. Acredito que uma bota de saldo médio quadrado ajuda muito nós mulheres no equilíbiro da moto.
    Qualquer dica ou sugestão , estamos aqui!

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  4. OLá! Bacana este espalo! Também escrevi algo similar no meu blog. Confira:http://narrandoemprimeirapessoa.blogspot.com.br/

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  5. Olá Janaina!!!

    Dei uma olhada rapidinha no seu blog, mas prometo que irei olhar com calma. O pouco que eu vi, já gostei!!!

    Estamos literalmente parados, com uma moto e ainda por cima quebrada, iremos dar uma geral na nossa motoka para voltarmos para ativa.

    Abraços!

    Sheila Sampaio

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